Teses e Dissertações

Vidas em arquivo: cicatriz e memória em Rosângela Rennó e Silviano Santiago
Autor: Marcelo dos Santos
Orientador: Profª. Drª. Ana Cristina de Rezende Chiara
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Ano: 2010
Resumo da tese: “A partir da discussão recente em torno da memória (...) e, particularmente, dos arquivos de artistas, (...) tomei como objetos de pesquisa a produção de dois artistas que dialogam estreitamente com o assunto: Rosângela Rennó, artista visual, e Silviano Santiago (...). A pesquisa tem, portanto, por objetivo, discutir de que forma a questão da memória, do arquivo, e do corpo como lugar do arquivo de sensações e experiências percorre a obra dos dois artistas, abordando questões que pontuam a diversidade de suas produções. (...) a ideia de cicatriz (...) está presente em acepções diferentes, (...) nas questões de identidade, interpretação, vida corpo e memória na obra de Silviano Santiago, (...) (do romance Stella Manhattan), (...) (de Em Liberdade e De cócoras), (...) (Uma história de família) e (...) na investigação hermenêutica da identidade latino-americana (Uma literatura nos trópicos, As raízes e o labirinto da América Latina, Viagem ao México).”
Comentário: O autor desta tese procura abordar, através da produção literária e teórica de Silviano Santiago, algumas questões consagradas que perpassam o trabalho deste autor, como a questão do “entrelugar”. Dentro da perspectiva da tese, o conceito de ‘cicatriz’, “representa um descentramento das noções de sujeito, corpo, memória e arquivo”, outra noção também presente nos estudos de Santiago. O fato de ser uma produção recente – do ano de 2010 – demonstra a atualidade e a pertinência ao meio acadêmico dos conceitos teóricos discutidos por Silviano.
Localização: Não foi encontrada no site do banco de teses e dissertações da UERJ. Encontra-se na Biblioteca Artes, Educação Física e Letras sob o número: T 869.0(81):77 / S235
Endereço da biblioteca: rua São Francisco Xavier 524, 11º andar, sala 11002, bloco C - Pavilhão Reitor João Lyra Filho - Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - Tel/Fax:  (21) 2334-0590  (21) 2334-0590 - E-mail: cehb@uerj.br
 

Os limites da prosa – Em liberdade de Silviano Santiago
Autor: Noilli Demaman
Orientador: Drª. Kathrin Holzermayr Leer Rosenfield
Co-orientador: Drª. Maria Ivana de Lima e Silva
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ano: 2003
Resumo da tese: “Este é um trabalho sobre liberdade, também sobre limites. Tendo como texto de apoio representativo o diário ficcional Em Liberdade do escritor brasileiro-cosmopolita Silviano Santiago, examino como a prosa literária de cunho confessional, do final do século XX, lida com o pacto que estabelece com o leitor para convencê-lo de sua urdidura. Essa obra, publicada em 1981, dialoga com outros escritos do autor e sintetiza as posições tanto políticas quanto estético-literárias que manifestou ao longo de sua trajetória enquanto professor, ensaísta, poeta e prosador. Em Liberdade, ao mesmo tempo em que dá mostras da fragilidade das categorias de análise que a teoria literária tradicional disponibiliza para a literatura contemporânea, desdobra-se metaliterariamente oferecendo – ela mesma – as formas de leitura mais condizentes com as demandas pactuais em tempos de estilhaçamento do eu.”
Comentário: Esse trabalho foca na obra de Silviano e procura apresentar uma visão geral dos seus principais conceitos de teoria literária, dando assim um bom panorama de seu pensamento, além de procurar ver esses conceitos em um de seus mais conhecidos romances. Aborda ainda questões teóricas como a ideia de simulacro, do pacto ficcional, da autobiografia e a ‘liberdade’ como metáfora, neste livro, não só do corpo como do próprio texto.
Localização: Site do banco de teses e dissertações da UFRGS.
 
 
Ego-Documentos na Ficção Contemporânea
Autor: Cátia Cristina Assunção Henriques dos Santos
Orientador: Profª. Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ano: 2007
Resumo da tese: “Esta tese consiste na abordagem crítica de narrativas literárias que performam uma dicção autobiográfica afeta ao modo ficcional, através do qual são rescindidos os tradicionais pactos em torno da identidade escritor-narrador e os pressupostos de autenticidade e sinceridade subjacentes a processos de comunicação que envolvem as memórias narradas. Trata-se dos ego-escritos ficcionais, cujo investimento estético se evidencia na simultânea afirmação e oscilação na construção identitária da primeira pessoa do singular, (...) se vale de dispositivos do simulado e do falso para desestabilizar os limites tradicionais entre os universos intra e extra diegéticos tradicionais sem apagá-los, mas (...) acentuar sua diferença. (...) esta tese se apropria de contribuições conceituais emigradas (...) de Gilles Deleuze e Felix Guattari e da (...) Sociologia capitaneada por Niklas Luhmann, (...) estende seu alcance desde o plano da análise literária – em particular nas produções recentes dos escritores John Barth (Lost in the funhouse, 1969), Silviano Santiago (O falso mentiroso, 2004) e Rosa Montero (A louca da casa, 2004) – até outras manifestações estéticas, como a cinematográfica e a as artes plásticas (...).”
Comentário: Usando alguns conceitos teóricos, como: o rompimento dos pactos normativos da literatura, a questão narrador-personagem, o simulacro, que também são tratados por Silviano Santiago, a autora analisa a questão autobiográfica e a dissolução dos limites tradicionais entre escritor e narrador, usando como corpus, dentre outras produções artístico-literárias, o romance O falso mentiroso, de Silviano. A autora da tese pretende observar os limites entre autobiografia, autoficção, memórias e outros tipos de autodiesege. Este limite não é algo demarcador, mas uma espacialidade gerada pela “nomadologia” exercida pela primeira pessoa, para assim mostrar que o texto literário contemporâneo vai além das classificações e que, classificá-lo, seria “reduzir sua potência”. Traz ainda, como anexo, uma entrevista, de cunho acadêmico, realizada por e-mail com Silviano Santiago em 2007, na qual o entrevistado indica até mesmo a bibliografia em que se baseou.
Localização: Site do banco de teses e dissertações da PUC-RJ
 
 
Retratos dispersos: artimanhas dos textos de Silviano Santiago
Autor: Ana Crelia Penha Dias
Orientador: Profª. Drª. Rosa Maria de Carvalho Gens
Co-orientadora: Profª. Drª. Heloísa Buarque de Hollanda.
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano: 2008

Resumo da tese: “A escrita de Silviano Santiago desperta críticas ambivalentes: de um lado estão os que aplaudem de pé o percurso de um renomado crítico (...); em contrapartida, localizam-se, diante de sua obra ficcional, figuras que, se não lançam sobre ela ácidos comentários, atêm-se ao elogio de sua obra crítica e, no silêncio, acabam por questionar a qualidade estética dessa última produção. A investigação da escrita ficcional de Silviano Santiago e suas estratégias são o alvo da discussão desta tese. A escolha do corpusUma história de família, Keith Jarrett no Blue Note, De cócoras, O falso mentiroso e Histórias mal contadas, Em liberdade e Viagem ao México – justifica-se por três aspectos, primordialmente, que norteiam a pesquisa: o primeiro é o tom de (des)continuidade das características dos sujeitos (...), todos marcados pelo traço do isolamento e da atitude de construção da identidade via memória. O segundo diz respeito ao conceito de simulacro, que se desdobra e se intensifica, principalmente, nos dois últimos textos (...). O terceiro aspecto que, de certa forma, retoma os dois anteriores, estabelece uma possível intersecção entre a atividade de crítico e ficcionista do escritor.”
Comentário: Através da análise da escrita ficcional de Silviano Santiago e de suas estratégias, a autora passa pelas questões do diálogo crítica/ficção, estratégias narrativas, (des)construções de subjetividades, construção estilhaçada da memória, todas muito presentes na produção teórica deste autor. Ela vai a fundo nas análises de Silviano – pois, como ela própria define: “A estrutura da obra de Silviano Santiago é, enfim, o principal objeto desta pesquisa” –, discutindo temas como a questão do falso e do simulacro, a lógica do suplemento. Ela ainda realiza uma aproximação da escrita do autor com a teoria da montagem cinematográfica de Sergei Einsenstein. Na bibliografia, tem-se uma lista de obras de Silviano e depois, como apêndice, uma longa entrevista com o mesmo.
Localização: Site do banco de teses e dissertações em Letras Vernáculas da UFRJ.
Acesso ao Banco de Teses da UFRJ

Manuais de zoologia: os animais de Jorge Luis Borges e Wilson Bueno
Autor: Eduardo Jorge de Oliveira
Orientador: Profª. Drª. Maria Ester Maciel de Oliveira Borges
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Ano: 2009
Resumo da dissertação: “Esta dissertação tem como objetivo realizar um estudo a partir das obras Manual de zoología fantástica (1957), de Jorge Luis Borges e Margarita Guerrero, e Jardim zoológico (1997), de Wilson Bueno, além da relação entre cada livro com o gesto de catalogar animais. Tendo a questão da representação do animal para cada um dos escritores como eixo, esta pesquisa propõe uma breve incursão dos autores estudados por bestiários medievais, relatos de viajantes, jardins zoológicos, fábulas, além de compêndios da história natural. Como corpus para tal estudo, trabalhamos sob a perspectiva de autores como Michel Foucault (...); Armelle Le Bras-Choppard (...); Gilles Deleuze (...) e (...) Felix Guattari(...); Jacques Derrida (...); Georges Bataille (...); e Silviano Santiago, nas reflexões sobre a América Latina, além de suas leituras críticas decorrentes de Borges.”
Comentário: Nesta dissertação, que se concentra na área da Teoria da Literatura, o autor usa como parte de seu corpus teórico as análises de Silviano Santiago sobre a América Latina, através dos seus livros de ensaios: Uma literatura nos trópicos e Ora (direis) puxar conversa! e seus estudos sobre autor Jorge Luis Borges[1].
Localização: Site do banco de teses e dissertações da UFMG.

Nota:
1- Esses estudos se encontram no ensaio de Silviano Santiago: A ameaça do lobisomem, publicado primeiramente, na Revista Brasileira de Literatura Comparada, Florianópolis, nº 4, 1998, p.31-44 e depois no livro de Silviano Santiago: O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: UFMG, 2004.


Narrativas de Campos e Espaços: faces multiculturalistas nas ficções de Silviano Santiago.
Autor: Carlos Tadeu de Andrade Galvão
Orientador: Prof. Dr. Flávio Martins Carneiro
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano: 2006
Resumo da tese: “Através da investigação de noções de espaço (territorial, ficcional e crítico) e de aspectos de apagamento da experiência urbana na ficção de Silviano Santiago, este estudo pesquisa traços do pensamento multiculturalista na ficção do referido escritor. Homoerotismo e velhice em Keith Jarret no Blue Note e De Cócoras. Cosmopolitimo e globalização em Stella Manhattan, O falso mentiroso e em Histórias mal contadas.”
Comentário: Este estudo analisa aspectos do imaginário da cidade e também suas possibilidades e condições de representação na literatura contemporânea, cujos exemplares escolhidos foram alguns dos livros ficcionais de Silviano Santiago. A questão central e periférica que esta tese discute – o corpo do indivíduo e o espaço da cidade, globalização e multiculturalismo, individualismo, noções de identidade e subjetividade, ou seja, ser nacional e ser estrangeiro e as identidades de gênero – também perpassam as análises de Silviano e, sendo assim, Carlos Tadeu traz uma visão sobre essas questões no ponto de vista do autor estudado.
Localização: Não foi encontrada no site do banco de teses e dissertações da UERJ. Encontra-se na Biblioteca Artes, Educação Física e Letras sob o número: T 869.0(81)-95 / S235
Endereço: rua São Francisco Xavier 524, 11º andar, sala 11002, bloco C - Pavilhão Reitor João Lyra Filho - Maracanã, Rio de Janeiro, RJ - Tel/Fax:  (21) 2334-0590  (21) 2334-0590 - E-mail: cehb@uerj.br