Entrevistas

Silviano Santiago: "Literatura é paradoxo"
Entrevistador: Carlos Eduardo Ortolan Miranda
Resumo: O ensaísta e escritor Silviano Santiago discorre sobre diversas questões, como: literatura, artes, pós-modernidade, periferia, violência, influências, oferecendo pistas que apontam para uma melhor leitura de sua obra. Carlos Miranda, tradutor e crítico, colaborador assíduo da extinta revista literária Entrelivros, toma o romance O falso mentiroso como ponto de partida para a conversa.
Fonte: Disponibilizada no site da revista eletrônica: Trópico – ideias de norte e sul, do grupo UOL.


Reflexões de Silviano Santiago a partir de Em liberdade
Entrevistador: Maria Laura van Boekel Cheola
Resumo: Esta entrevista foi fruto do curso de pós-graduação (“Nossa formação: o Brasil nas utopias do romantismo”) ministrado pela Profa. Dra. Lúcia Helena, na Universidade Federal Fluminense, no ano de 2000. Maria Laura Cheola decide publicar a entrevista que havia elaborado com o autor de Em liberdade durante esse curso e, para tanto, faz novo contato com Silviano Santiago, que responde a suas perguntas por escrito, em 2002. Santiago fala do processo de construção de Em liberdade, como surgiu a ideia do livro, a escolha do título, a relação com Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos, o momento político das obras etc, e retoma temas recorrentes em suas produções – ficcionais ou não – tais como: literatura como cópia, importância do narrador, forma e transgressão etc. 
Fonte: Publicada pela Revista Acadêmica de Literatura Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit), da UFMG, "O eixo e a roda", no volume 8, de 2002 e também disponibilizada em seu site.
Acesso ao Currículo Lattes do Orientador do Entrevistador (Profª. Drª. Lucia Helena)
(Obs: não foi encontrado o Currículo Lattes da autora deste artigo até o momento)


Entrevista com Silviano Santiago
Entrevistadores: Helena Maria Bousquet Bomeny(1) e Lucia Maria Lippi Oliveira(2)
Resumo: “Qualquer escrito meu é inseparável da minha formação plural.” Nesta entrevista, que segue uma linha mais biográfica, Silviano Santiago aponta detalhes da sua formação pessoal e profissional, desde a infância em Formiga (MG), até sua chegada à PUC-RJ, como professor, passando por suas experiências na França e nos EUA: país em que lecionou por dez anos, sendo crucial para sua efetiva formação como acadêmico de Literatura. Apesar de não tratar especificamente de nenhuma das obras de Silviano, esta entrevista permite conhecer melhor quem é este professor, ensaísta e pensador, pois ele mesmo cita obras, escritores, artistas, intelectuais e amigos que colaboraram com sua formação. Além disso, o escritor fala um pouco sobre a sua relação com a juventude, sobre o Movimento Modernista, sobre Sociologia e Literatura, sobre o gênero entrevista etc.
Fonte: Publicada na Revista Estudos Históricos, da Fundação Getúlio Vargas, no número 30, volume 2, de 2002, páginas 147-173 e também se encontra disponível no site do Sistema de Bibliotecas da FGV.