Artigos

      Literatura e Cinema - Olhares do Desterro
Autor: Kênia Aulízia Herédia
Resumo: Este texto expõe os resultados da pesquisa "A tela e o texto - literatura e trocas culturais no Cone Sul", cujo objetivo é investigar a relação entre a literatura e cinema nas obras de Silviano Santiago e Ricardo Piglia.
Fonte: Publicado no site do projeto "A tela e o texto", atualmente denominado: "Associação Cultural Teia de Texto" (http://www.teiadetextos.com.br/home/geral/3). Este projeto, desenvolvido pelo Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, existe desde 1998 e volta-se para a formação de leitores e de redatores em Língua Portuguesa entre educadores das redes de ensino público e privado, agentes comunitários, produtores culturais, entre outros.


      Estudos Culturais e Antropologia: Reflexões Sobre o Pensamento de Silviano Santiago e a Antropologia Pós-Moderna 
Autor: Daniela Beccaccia Versiani
Resumo: O trabalho tem como objetivo refletir sobre a aproximação entre os estudos culturais e a Antropologia a partir de três ensaios de Silviano Santiago: "Vale quanto pesa" (1978), "Prosa literária atual no Brasil" (1984) e "Democratização no Brasil - 1979-1981 (Cultura versus Arte)" (1998) e da apresentação de duas etnografias produzidas a partir da assim denominada antropologia pós-moderna, baseada em pressupostos de auto-reflexividade, dialogismo e interlocução.
Fonte: Publicado no site da Revista IpotesI – Revista de Estudos Literários, do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e também na versão impressa da revista, no volume 12, número 1, de jan./jul. de 2008, páginas 197 a 212.
Acesso direto ao Artigo - em construção


   Entre ordem e caos: narrativa equilibrista
Autor: Vera Lúcia Follain de Figueiredo
Resumo: Neste artigo, que toma como base o livro de contos "Histórias mal contadas" de Silviano Santiago, a autora define as histórias mal contadas como sendo aquelas "que nos perseguem, as que não se deixam calar". Vera cita diversos personagens desse livro de contos, explicando suas histórias mal contadas e conclui que "é preciso continuar narrando histórias, sobretudo se elas nos parecem mal contadas".
Fonte: Publicado no jornal Gazeta Mercantil, Caderno Fim de Semana, pag. 4 e disponibilizado também pelo site do Jornal de Poesia.